Se observarmos os dados disponíveis sobre os serviços sanitários, encontraremos uma desproporção significante em quase todo o mundo sobre…o sexo dos pacientes. Em geral, as mulheres são visitantes muito mais frequentes dos consultórios médicos do que os homens.
Estatisticamente homens evitam médicos
De acordo com um report feito pela Men’s Health Network, 90% das mulheres visitam um médico regularmente, enquanto entre os homens essa porcentagem fica em 62%. Uma pesquisa da AAFP (American Academy of Family Physicians) descobriu ainda que 55% dos homens não fez nenhuma visita ao médico durante todo o ano passado e 53% não querem falar sobre sua saúde em nenhuma circunstância, de acordo com dados da Cleveland Clinic. Esse mesmo estudo mostrou que 60% dos homens se recusam a visitar um médico, a não ser que estejam preocupados com algum problema grave de saúde. E, segundo dados da Kaiser Family Foundation, 80% das decisões familiares sobre saúde é feita pelas mulheres.
Porque isso acontece?
Questionados sobre a principal razão que os leva a evitar médicos – em uma pesquisa conduzida pelo MediaSource TV Pool -, os principais motivos apontados pelos pacientes homens foram:
- Falta de tempo (22%).
- Receio de descobrir algo errado com a saúde (21%).
- Receio de passar por exames que geram desconforto, como de próstata, por exemplo (18%).
- Incômodo para responder questões pessoais que podem aparecer durante a consulta (8%).
Quais foram as conclusões?
Conhecer as razões que levam muitos dos pacientes homens a serem tão relutantes em buscar um médico é o primeiro passo para saber como encorajá-los. A chave para conquistar novos pacientes do sexo masculino será convencê-los de que as consultas podem ser agendadas e realizadas de maneira rápida e eficiente, e que não precisam envolver desconfortos pessoais.
E como chegar aos pacientes do sexo masculino?
1. Permita que eles possam agendar a consulta pela Internet
As chances do paciente agendar uma consulta serão muito maiores se ele encontrar opções mais rápidas e cômodas, além de saber, mesmo que de maneira estimada, qual será o tempo médio da visita.
Uma pesquisa conduzida pela Docplanner identificou que mais de 40% dos telefonemas de pacientes aos consultórios permanecem sem resposta, por exemplo. A dificuldade para marcar uma consulta desencoraja especialmente esses usuários que buscam qualquer justificativa para evitar o contato com um médico. Por isso, vale à pena flexibilizar e ampliar as possibilidades para o agendamento das consultas, pensando em experiências mais rápidas e simples para esse perfil.
2. Responda dúvidas pela Internet
Muitos pacientes gostariam de fazer perguntas sobre sua saúde, mas sentem vergonha. A solução para deixá-los mais confortáveis pode ser começar a interação com o médico pela Internet.
Claro que este tipo de contato nunca vai substituir uma visita ao consultório, mas pode ser útil para quebrar a resistência. Ao conhecer melhor o especialista e perceber que está dialogando com um profissional receptivo, aberto e educado, um paciente cético estará mais suscetível para marcar a consulta “ao vivo”.
3. Trate o paciente como um parceiro
No mundo de hoje a prestação de serviços transformou-se no segmento mais importante do mercado, pois todos somos clientes de alguma maneira. Estamos cada vez mais acostumados a receber um atendimento de alto padrão, já que essa é a melhor ferramenta para diferenciarmos um serviço da concorrência. Por isso, pense em tratar pacientes do sexo masculino apenas como clientes que demandam de maneira diferente.
Durante o atendimento, você pode enfatizar a qualidade dos equipamentos que usa como suporte no consultório e como você aplica sua experiência profissional para minimizar qualquer tipo de desconforto durante um exame, por exemplo. Faça referência aos recursos tecnológicos que tem à disposição para construir a imagem do especialista que busca a satisfação do paciente como um de seus principais objetivos.
Resumindo:
O segmento de serviços médicos para homens, como visto, requer outros tipos de estímulos. Ao construir uma relação de parceria e adotar ferramentas modernas na Internet e em seu consultório, você terá mais sucesso para convencer esses pacientes mais céticos a visitarem você. Seguramente vale a tentativa!